A crise no Brasil provocada pelo COVID-19 tem motivado empresas contábeis a recorrer ao Marketing Contábil Digital, tendo como primeiro passo a criação de um site contábil preparado para conversão de novos clientes.
É o momento de fazer adaptações ao seu negócio para sobreviver a esse momento de incertezas.
Gaste menos e alcance mais pessoas
Diferentemente do mundo físico (off-line), na internet é possível atingir os clientes potenciais de uma empresa gastando menos, mesmo em meio a quarentena.
Se compararmos a quantidade de pessoas que será alcançada versus o investimento necessário, chegaremos a conclusão de que o um site e marketing contábil é uma das estratégias mais efetivas para qualquer segmento.
Mas, afinal, como criar uma presença digital de sucesso para sua empresa contábil?
É muito comum muitas empresas contábeis se decepcionarem com a internet pela ausência de uma estratégia bem definida que contribua no direcionamento das ações digitais.
Para extrair todo o potencial que o ambiente digital proporciona e conquistar resultados incríveis, separamos algumas dicas para criar a sua presença online agora mesmo!
Como fazer um plano de marketing contábil?
Várias empresas contábeis ignoram a etapa do planejamento e depois cometem inúmeros erros nas suas ações.
Definir os principais objetivos com a atuação ONLINE é um ponto de partida essencial para obter sucesso na sua empresa contábil.
Além disso, crie um cronograma de ações estratégicas para aplicar diariamente. Desta forma, você irá conseguir identificar mais facilmente se os resultados foram positivos ou não, no momento da mensuração.
Tudo isso depende de uma única coisa: fazer um planejamento de marketing contábil. Para desenvolver uma estratégia, você precisa realizar agumas análises internas e externas relevantes para sua estratégia.
Não existe uma receita de bolo, até porque há várias vertentes do marketing contábil.
Aprofundando o tema, vamos fazer algumas perguntas e responder a cada uma dessas questões.
O que seu escritório de contabilidade faz?
Tudo bem que você possa oferecer os mais diversos serviços contábeis, mas para o plano de marketing contábil é importante e indispensável delimitar onde será aplicado o esforço.
Por exemplo: seu escritório contábil faz todo o processo de folha de pagamento, mas sabemos que essa atividade consome muito tempo, demanda muito retrabalho e não tem um retorno interessante.
Logo, não seria válido e interessante investir na divulgação desse serviço em específico.
Por outro lado, o serviço de abertura de empresas pode ser uma atividade que você goste mais de realizar e tenha um certo valor de honorário positivo.
Sendo assim, esse tópico seria interessante para ser explorado no seu marketing contábil.
Tenha um site contábil preparado para conversão
O primeiro passo para que sua empresa contábil consiga otimizar e crescer a base de clientes pela web (online), seria desenvolvendo e estruturando um site contábil preparado para conversão.
Para te explicar melhor isso resolvemos separar nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a ter um site contábil de alta conversão, vamos la?
Dica 1 – layout do seu site contábil
O site contábil precisa ter um layout bem leve, com cores padrão de cores amigáveis, que funcionam tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.
Muitos usuários utilizam apenas celular como meio de pesquisa, portanto, é necessário chegar à presença de todos.
A página inicial deve conter os principais serviços para facilitar o usuário achar oque procura.
Dica 2 – Gerar Conteúdo qualificado
Ter um grande tráfego no site de visitantes interessados em seu serviço é o que todas empresas de contabilidade almejam, não é mesmo? Melhor que isso é atrair cada vez mais tráfego qualificado para o seu site.
Estamos falando de atrair pessoas que são de fato o seu público-alvo e que estão realmente interessadas em contratar os seus serviços.
Ou seja: gerar tráfego qualificado é uma das melhores formas de atingir potenciais clientes e aumentar sua cartela de clientes.
Você deve criar conteúdos de qualidade, relevantes para o seu público alvo.
E não é só porque esse é o ponto principal do Inbound Marketing. Além disso, os sites de busca, estão cada vez mais exigentes e restritivos com o em rankear seu conteúdo nas primeiras posicções dos resultados de busca.
Os algoritmos conseguem facilmente distinguir um conteúdo que é bom e otimizado, daqueles que são repetitivos, copiados ou não que solucionam reais problemas ou “dores” que seus usuários tem.
Dica 3 – Convite à ação
Seja na forma de banner, botões, texto, ou imagem, um call-to-action (CTA) serve como um convite ao usuário para alguma ação em seu site.
Pode ser uma chamada para clicar e saber mais sobre o assunto, para comentar o artigo, para baixar uma planilha etc..
O ideal é usar o CTA e sempre mante-lo visível em várias partes de uma página, gerando convite a alguma ação.
Dica 4 – Tenha um chatbot (atendente virtual)
Para explicar um pouco o conceito da palavra “chatbot” é importante lê-la em duas palavras: o chat (conversa) e o bot (robô). Dito isso, um chatbot nada mais é do que um robô que “conversa” por meio de textos com intuito de interagir com as pessoas.
Ele é capaz de otimizar o atendimento aos clientes e, além disso, reduzir custos operacionais.
Ao coletar informações do visitante durante sua navegação, os bots oferecem um relacionamento mais personalizado entre sua contabilidade e o cliente.
Além disso, os robôs trabalham para você 24 horas por dia, 7 dias na semana, no horário mais cômodo para o seu cliente.
Isso acarreta na diminuição de custos com ligações telefônicas, uma vez que o novo espaço de interação é a Internet.
RESUMINDO
Se você seguir as dicas que recomendamos, em pouco tempo seu negócio contábi poderá aumentar sua cartela de clientes e passar pela crise na melhor forma.
Pense em Contabilidade Digital, e na importância que um Site contábi otimizado precisa ter para gerar conversões.
Se precisar de ajuda na estruturação das suas estratégias e elaboração do seu site contábil conte com a Totter.
Um forte Abraço, e até a próxima.