Para reinventar sua empresa contábil em 2020, você precisa entender alguns fatores muito importantes que vão te ajudar a crescer nessa nova fase. Afinal, a pandemia do coronavírus está mudando a forma como consumidores e empresas contratam prestadores de serviços.
Se antes mesmo da pandemia ter um site para contabilidade e demais ferramentas para trabalhar online já era uma tendência, com o novo cenário, transformou-se praticamente em um modo de sobrevivência.
Mas, o que deve ser feito para seguir essa tendência e se manter no mercado?
Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre como reinventar sua empresa contábil em 2020 com novas estratégias digitais, continue com a leitura deste artigo.
Nos tópicos a seguir, veja as principais dicas e informações a respeito do tema.
- Reveja o seu público e suas novas necessidades
- Entenda o mercado atual de contabilidade
- Atualize sua equipe e ajude na sua adaptação
- Crie uma estratégia de marketing digital para contabilidade
- Invista na produção de conteúdo para criar autoridade
Reveja o seu público e suas novas necessidades
Captar clientes para sua contabilidade em 2020 é uma das preocupações do setor em relação à pandemia do coronavírus e os meios digitais, inclusive, a internet estão se mostrando grandes aliados.
Mas para reinventar a sua empresa é importante criar um plano de ação e só depois colocá-lo em prática.
O primeiro ponto consiste em rever o seu público-alvo e as suas novas necessidades. Afinal, imagina-se que você já conheça o perfil dos seus clientes em potencial, porém, com as mudanças pelas quais passam a contabilidade, esse público pode mudar.
Da mesma forma, também pode haver alterações nas necessidades das pessoas e empresas que integram o seu público.
Então, já que o seu negócio está em fase de atualização, nada melhor do que rever e atualizar o perfil desse grupo.
Um exemplo é o fato de, nos últimos anos, ter aumentado o número de profissionais que se tornaram MEI – microempreendedores individuais.
Se você atende eles, é preciso oferecer serviços específicos, diferente do que os disponibilizados para micro e pequenos empresários.
Entenda o mercado atual de contabilidade
Mais uma forma de como reinventar sua empresa contábil em 2020 com estratégias digitais é entendendo o mercado atual de contabilidade. Afinal, não é só a sua empresa que está buscando maneiras de se atualizar, sendo importante acompanhar a concorrência e verificar o que está sendo feito.
Acompanhar outras empresas que atuam no mesmo segmento de mercado que o seu ajuda a ter uma noção mais ampla de como estão as mudanças no seu setor e de como a concorrência está de adaptando às novas tendências.
Nesse sentido, você pode até mesmo identificar lacunas que o seu escritório de contabilidade pode preencher e se destacar entre os clientes em potencial.
Exemplo é ter um site para contabilidade dinâmico e que ajude a esclarecer as dúvidas do seu público.
De modo semelhante, você e a sua equipe podem usar ferramentas para trabalhar online com mais eficiência, a fim de mostrar que a sua empresa está bem preparada para atender as novas necessidades dos seus clientes.
Atualize sua equipe e ajude na sua adaptação
Quando se fala em reinventar sua empresa contábil com estratégias digitais, não se pode deixar a sua equipe de fora, uma vez que parte dela é quem, possivelmente, se comunica diretamente com os seus clientes.
Então, a atualização do seu negócio passa também pela atualização dos seus colaboradores.
Se por conta da pandemia do coronavírus toda ou parte da sua equipe começou a trabalhar home office, essa adaptação merece ainda mais atenção.
Afinal, a mudança pode ter ocorrido de forma inesperada, sem que houvesse tempo de uma preparação anterior.
Portanto, além da adaptação necessária para atuar remotamente, a sua equipe deve estar sem sintonia com as mudanças que você está promovendo na sua empresa.
Ela pode precisar de um treinamento para melhor usar o site para contabilidade como canal de comunicação com o seu público-alvo.
Também pode ter que ser treinada para fazer uso das ferramentas para trabalhar online.
Então, deixe seus colaboradores envolvidos com as mudanças do seu negócio e faça com que eles se envolvam para se sentirem parte do todo.
Crie uma estratégia de marketing digital para contabilidade
O marketing digital para contabilidade se tornou essencial para empresas do setor que desejam atuar com mais força na internet.
Afinal, se atender clientes online é uma tendência, divulgar os seus serviços pelas mídias sociais é de extrema importância.
Isso acontece porque, atualmente, um grande número de consumidores busca produtos e serviços pela internet antes de adquiri-los e, não raro, também realiza essa aquisição de modo online.
Com a pandemia do coronavírus, esse comportamento se tornou bastante comum.
Muitos consumidores que ainda não tinham comprado online, durante o isolamento social fizeram isso pela primeira vez.
E se antes havia insegurança, agora, se tornou uma questão de segurança.
Além disso, ao experimentar a compra virtual e concluir que só conta com benefícios é bem provável que se torne um hábito em sua vida.
O primeiro passo para o marketing digital para contabilidade é criar um site profissional, que apresente a sua empresa com informações completas, a fim de conferir credibilidade.
O uso das redes sociais também é uma estratégia que oferece muitos resultados, valendo a pena investir naquelas que são mais usadas pelo seu público-alvo. Isso aumenta as chances de estreitar a comunicação com ele.
Invista na produção de conteúdo para criar autoridade
Para fazer marketing digital para contabilidade assertivo, além de site para contabilidade e presença nas redes sociais, indica-se apostar na produção de conteúdo.
Essa estratégia consiste em criar publicações para blogs, e-mail marketing e mesmo nas redes sociais com informações relevantes para o seu público.
Neles, não é feita a publicidade do seu escritório de contabilidade, mas sim, são fornecidas dicas, notícias e atualidades sobre o setor, com uma linguagem acessível ao público em geral.
Dessa forma, você mostra que a sua empresa é especialista no assunto, o que ajuda a criar autoridade para o seu negócio, podendo se tornar até mesmo uma referência no seu segmento de mercado.
Com isso, quando uma pessoa ou empresa precisar de um escritório de contabilidade, é na sua marca que vão pensar primeiro.